Uma breve reflexão sobre a Humildade
Se fizermos uma busca pelo significado da palavra “humildade”, esta será a primeira definição apresentada: “Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”.
Todos sabemos o que significa a humildade no nosso dia-a-dia. Um jogador de futebol, por exemplo, ao ser entrevistado no final do jogo por ter feito o gol da vitória, afirma ao repórter: “A vitória é mérito do time todo, temos que ter humildade e continuar trabalhando para vencermos as próximas partidas”. Não é necessária muita sabedoria de vida para entender o conceito desta palavra. Humildade é entender nosso lugar no mundo. É aquela velha história do grão de areia no deserto. De um pequeno ponto de luz numa galáxia com bilhões de estrelas. Uma fração de centavo dentro de um mercado de trilhões de dólares.
Estou no mercado financeiro há pouco menos de dois anos, pouquíssimo tempo para tantas aprendizagens que já tive. Mesmo sendo “novata” nessa área, se me pedissem para dar um conselho, apenas UM, a alguém que está começando a investir agora suas economias nesse oceano de cifrões, eu diria: SEJA HUMILDE. O mercado financeiro penaliza a arrogância duramente, a ponto de nos fazer ter raiva de tê-lo conhecido. Sim, aconteceu comigo e pode acontecer contigo, é humano, é uma reação emocional que surge em consequência do grupo de conceitos que vamos aprendendo e formulando no nosso cérebro, que nos faz acreditar que estamos num patamar acima, que somos os donos do saber, que estamos no controle de tudo.
Ontem eu estava operando daytrade, como faço todos os dias, e vinha de uma sequência de muitos dias positivos, sem perdas há mais de trinta operações. Estava tensa, pois sabia que em algum momento eu perderia uma operação, e não deu outra. Na minha primeira operação do dia fui “estopada”, e pasmem, fiquei feliz. Feliz por não ter me desesperado, não ter entrado em pânico, por não ter me diminuído diante da situação, pelo coração não ter disparado. Eu apenas aceitei, de uma vez por todas, que as perdas fazem parte do mercado financeiro, assim como da vida. Feliz por ter segurado firme o volante enquanto o carro derrapava, e ter conseguido me manter na estrada rumo aos próximos destinos.
Quando você estiver em frente um gráfico, se preparando para entrar numa operação, lembre-se disso: “Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”. A partir do momento em que temos consciência de nossas limitações, tudo fica mais leve. Quando fazemos o simples, aumentamos exponencialmente nossas chances de sucesso. Meus mentores me ensinaram isso e tem dado certo. Tenho certeza de que vai dar certo para você, também.